Com "brexit" adiado, britânicos vão às urnas para eleições europeias
Os colégios eleitorais no Reino Unido abriram hoje para votar nas eleições europeias, depois que o país foi forçado a adiar o "brexit" para o dia 31 de outubro devido à falta de acordo.
Os colégios britânicos abriram suas portas às 7h (horário local, 3h de Brasília) e fecharão às 22h (horário local, 18h de Brasília), embora os resultados serão conhecidos a partir da noite do próximo domingo, após a votação no restante dos países do bloco europeu.
Mais de 40 milhões de britânicos estão aptos para votar hoje, em meio a uma atmosfera de visível apatia por parte do eleitorado por causa da incerteza do "brexit", depois que a Câmara dos Comuns rejeitou três vezes o acordo que a primeira-ministra britânica, Theresa May, negociou com Bruxelas.
Os britânicos terão que escolher os 73 eurodeputados que o Reino Unido tem no Parlamento Europeu, formados por 751 assentos, que devem ser ocupados a partir do dia 2 de julho.
O país não previa participar desse processo eleitoral, depois que os britânicos votaram em 2016, em um referendo, a favor da saída da UE, e agora sua retirada está programada para o final de outubro.
Como membro pleno da UE, o Reino Unido é obrigado a participar.
No Parlamento Europeu, os conservadores de Theresa May têm 18 assentos, assim como Jeremy Corbyn, do Partido Trabalhista, seguidos pelo Partido Brexit, de Nigel Farage, com 14 assentos (ex-Partido da Independência do Reino Unido, UKIP).
Os assentos restantes são para outros grupos, incluindo dois do Partido Nacionalista Escocês (SNP) de Nicola Sturgeon e um dos liberais democratas de Vince Cable.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.