Topo

Com "brexit" adiado, britânicos vão às urnas para eleições europeias

Colégios britânicos abriram suas portas hoje às 7h (3h de Brasília) - Getty Images
Colégios britânicos abriram suas portas hoje às 7h (3h de Brasília) Imagem: Getty Images

23/05/2019 03h53

Os colégios eleitorais no Reino Unido abriram hoje para votar nas eleições europeias, depois que o país foi forçado a adiar o "brexit" para o dia 31 de outubro devido à falta de acordo.

Os colégios britânicos abriram suas portas às 7h (horário local, 3h de Brasília) e fecharão às 22h (horário local, 18h de Brasília), embora os resultados serão conhecidos a partir da noite do próximo domingo, após a votação no restante dos países do bloco europeu.

Mais de 40 milhões de britânicos estão aptos para votar hoje, em meio a uma atmosfera de visível apatia por parte do eleitorado por causa da incerteza do "brexit", depois que a Câmara dos Comuns rejeitou três vezes o acordo que a primeira-ministra britânica, Theresa May, negociou com Bruxelas.

Os britânicos terão que escolher os 73 eurodeputados que o Reino Unido tem no Parlamento Europeu, formados por 751 assentos, que devem ser ocupados a partir do dia 2 de julho.

O país não previa participar desse processo eleitoral, depois que os britânicos votaram em 2016, em um referendo, a favor da saída da UE, e agora sua retirada está programada para o final de outubro.

Como membro pleno da UE, o Reino Unido é obrigado a participar.

No Parlamento Europeu, os conservadores de Theresa May têm 18 assentos, assim como Jeremy Corbyn, do Partido Trabalhista, seguidos pelo Partido Brexit, de Nigel Farage, com 14 assentos (ex-Partido da Independência do Reino Unido, UKIP).

Os assentos restantes são para outros grupos, incluindo dois do Partido Nacionalista Escocês (SNP) de Nicola Sturgeon e um dos liberais democratas de Vince Cable.

Brexit: Premiê abre possibilidade de um novo plebiscito

Band Notí­cias