Topo

Promotoria retira acusações de agressão sexual contra ator Kevin Spacey

17/07/2019 19h51

Washington, 17 jul (EFE).- Os promotores retiraram nesta quarta-feira nos Estados Unidos as acusações por suposta agressão sexual em 2016 contra o ator Kevin Spacey, dias depois que o jovem que o tinha denunciado desistiu de maneira definitiva de seguir com o processo, informaram veículos de imprensa locais.

O promotor do distrito de Cape & Islands, Michael O'Keefe, afirmou, segundo documentos divulgados pela imprensa americana, que estava apresentando um "Nolle prosequi", um termo legal que equivale a "não estar disposto a processar", devido "à falta de disponibilidade da testemunha".

No dia 5 de julho, o jovem que tinha acusado Spacey de agressão sexual retirou as acusações no julgamento civil que se desenvolvia em um tribunal de Massachusetts.

O jovem que tinha apresentado a acusação, que é filho da jornalista da rede de televisão "WCVB" Heather Unruh, denunciou que o ator agraciado com duas estatuetas do Oscar introduziu a mão em suas calças dentro de um bar em Nantucket em julho de 2016.

O incidente teria ocorrido quando o jovem tinha 18 anos de idade e o período de prescrição do suposto crime venceria na mesma semana em que ele tomou a decisão de processar o ator.

Mas Spacey, de 59 anos de idade, se declarou inocente das acusações em janeiro.

Em um comparecimento inesperado diante do tribunal em 3 de junho, Spacey defendeu sua inocência e seus advogados pediram ao juiz que exigisse a apresentação de uma cópia legítima, "completa e inalterada", dos dados do telefone do denunciante, já que o mesmo conteria mensagens e fotografias que provariam sua inocência.

Depois disso, defesa e acusação se envolveram em uma disputa em torno do telefone do jovem que, aparentemente, tinha perdido o aparelho.

Segundo a denúncia do jovem, ele começou a conversar de maneira amistosa com Spacey no bar em que trabalhava e mentiu sobre a sua idade ao assegurar que tinha 23 anos, ao invés de 18.

O jovem explicou à polícia que Spacey comprou para ele várias bebidas alcoólicas - a idade mínima para beber álcool no estado de Massachusetts é 21 anos - e insistiu diversas vezes que ele o acompanhasse até sua residência até que, mais tarde, acariciou sua coxa e desabotoou suas calças, tocando sua genitália durante cerca de três minutos.

O jovem disse que não sabia o que fazer porque não queria colocar-se em problemas por beber sem ter a idade permitida e publicou uma gravação de parte da suposta agressão sexual na rede social Snapchat.

Spacey poderia ser condenado a até dois anos de prisão se fosse declarado culpado. EFE