Topo

Grupo armado ataca manifestantes no metrô de Hong Kong; 45 ficam feridos

Grupo armado ataca manifestantes no metrô de Hong Kong; 36 ficam feridos - Reuters/Tyrone Siu
Grupo armado ataca manifestantes no metrô de Hong Kong; 36 ficam feridos Imagem: Reuters/Tyrone Siu

22/07/2019 01h49

Um grupo de homens vestidos de branco e armados com paus e barras de metal espancou dezenas de manifestantes na estação de metrô de Hong Kong de Yuen Long, e deixou 45 feridos entre aqueles que retornavam de um protesto a favor de reformas democráticas na região administrativa especial.

Entre os feridos há um em estado grave, assim como o deputado de Hong Kong Lam Cheuk-ting, do Partido Democrático, que afirmou à imprensa local ter sido agredido por "dezenas de pessoas" às quais considerou como "membros de uma máfia", recriminando a Polícia por ter demorado mais de uma hora para intervir.

O ataque deste grupo desconhecido, que aconteceu por volta de meia-noite de domingo (horário local), incendiou as redes sociais em Hong Kong, nas quais circularam vídeos que mostram a brutalidade das ações.

Nelas se pode ver como os agressores agridem qualquer um vestido com uma camiseta preta, cor predominante na manifestação pro-democrática que neste domingo tomou as ruas do centro de Hong Kong.

Além disso, a indignação entre os simpatizantes das reformas democráticas em Hong Kong e a oposição à polêmica proposta de lei de extradição (em suspenso desde o dia 9 de julho) aumentou depois que foram divulgadas imagens do deputado de Hong Kong Junius Ho conversando amigavelmente e tirando fotos com os agressores.

Ho negou ter alguma relação com o grupo.