Topo

Piñera chega ao Paraguai para oferecer apoio no combate aos incêndios

28/08/2019 15h09

Luque (Paraguai), 28 ago (EFE).- O presidente do Chile, Sebastián Piñera, chegou nesta quarta-feira ao Paraguai para se reunir com o mandatário do país, Mario Abdo Benítez, com o objetivo de unir forças para combater os incêndios que afetam o norte paraguaio, perto da tripla fronteira com Brasil e Bolívia.

Em breve encontro no aeroporto Silvio Pettitossi, Piñera lembrou os compromissos dos países do G7 na França para conter os incêndios na Amazônia, enquanto Abdo Benítez agradeceu a cooperação chilena, que colocou à sua disposição um avião com capacidade para lançar 3 mil litros de água na região do Chaco.

Piñera aterrissou na cidade paraguaia de Luque horas depois de visitar o presidente Jair Bolsonaro em Brasilía. Ambos decidiram realizar uma reunião de governantes dos países da Amazônia para o dia 6 de setembro com a meta de analisar a situação gerada pelos incêndios.

"Na reunião do G7 foram abordados muitos temas, mas um deles foi como unir forças para colaborar mais e melhor e fazer frente ao aquecimento global, à mudança climática, aos incêndios", explicou Piñera em declaração conjunta na pista do aeroporto.

O presidente chileno aproveitou o discurso para enaltecer o trabalho das forças de emergência paraguaias, que na última semana combateram um incêndio que arrasou 37 mil hectares de vegetação.

"Eu quero apreciar e parabenizar o povo paraguaio, o Exército, os pilotos, os bombeiros e o presidente Abdo pela sua rápida e eficaz atitude e reação que tiveram em relação a um perigo iminente", declarou o presidente do Chile.

Piñera também evidenciou que o continente necessita desenvolver através do Fórum para o Progresso da América do Sul (Prosul) uma "infraestrutura compartilhada" para lidar com as catástrofes naturais, como incêndios e inundações.

Abdo Benítez elogiou o governo chileno pelo "gesto de solidariedade com o povo paraguaio", ao disponibilizar veículos como o avião-tanque, que durante o encontro estava na pista do aeroporto.

"O presidente Piñera, quando recebeu a informação de que estávamos em risco de uma catástrofe climática pelos incêndios na região na norte, nos ligou e se comprometeu, nos ofereceu ajuda", acrescentou o presidente do Paraguai.

Além do combate aos incêndios, os dois presidentes aproveitaram o encontro, de quase uma hora, para debater outras questões, como políticas para aprofundar a agenda comercial. EFE