Presidente da Alemanha pede perdão à Polônia em aniversário da 2ª Guerra
O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, pediu perdão à Polônia neste domingo, dia marca o 80º aniversário do início da Segunda Guerra Mundial, pelos danos causados pelo nazismo ao país vizinho durante o conflito.
"Foram os alemães que cometeram um crime contra a humanidade na Polônia", afirmou Steinmeier em Wielun, na região central do país.
A cidade de Wielun foi o primeiro alvo dos militares alemães em 1º de setembro de 1939 e por isso foi escolhida como local das celebrações. O ato começou durante a madrugada, no horário em que o regime nazista de Adolf Hitler iniciou o ataque contra os poloneses.
"Me ajoelho diante das vítimas do ataque a Wielun. Me ajoelho diante das vítimas polonesas da tirania alemã. E peço perdão por isso", afirmou Steinmeier, que estava acompanhado pelo presidente da Polônia, Andrzej Duda.
Os dois discursarão em um evento que ocorrerá em Varsóvia. Também estará presente na celebração a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence.
O presidente americano, Donald Trump, era esperado, mas cancelou a viagem devido à passagem do furacão Dorian pela costa sudeste do país.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.