Topo

Presidente da Alemanha pede perdão à Polônia em aniversário da 2ª Guerra

O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, discursa durante cerimônia sobre os 80 anos do início da Segunda Guerra - Alik Keplicz/AFP
O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, discursa durante cerimônia sobre os 80 anos do início da Segunda Guerra Imagem: Alik Keplicz/AFP

Em Varsóvia (Polônia)

01/09/2019 07h48

O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, pediu perdão à Polônia neste domingo, dia marca o 80º aniversário do início da Segunda Guerra Mundial, pelos danos causados pelo nazismo ao país vizinho durante o conflito.

"Foram os alemães que cometeram um crime contra a humanidade na Polônia", afirmou Steinmeier em Wielun, na região central do país.

A cidade de Wielun foi o primeiro alvo dos militares alemães em 1º de setembro de 1939 e por isso foi escolhida como local das celebrações. O ato começou durante a madrugada, no horário em que o regime nazista de Adolf Hitler iniciou o ataque contra os poloneses.

"Me ajoelho diante das vítimas do ataque a Wielun. Me ajoelho diante das vítimas polonesas da tirania alemã. E peço perdão por isso", afirmou Steinmeier, que estava acompanhado pelo presidente da Polônia, Andrzej Duda.

Os dois discursarão em um evento que ocorrerá em Varsóvia. Também estará presente na celebração a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence.

O presidente americano, Donald Trump, era esperado, mas cancelou a viagem devido à passagem do furacão Dorian pela costa sudeste do país.

Pilotos que estão dando volta ao mundo em avião da Segunda Guerra chegam aos EUA

Band Entretenimento