Topo

Maduro acusa Trump de chantagear outros países para agredir a Venezuela

27/09/2019 22h56

Caracas, 27 set (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta sexta-feira que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chantageia líderes de outros países diariamente para que apoiem uma "política de agressão" contra o país.

Durante discurso exibido em rede nacional de rádio e televisão, Maduro ainda afirmou que Trump deveria ser alvo de "mil processos de impeachment" pelas ações adotadas contra a Venezuela. Segundo ele, a pressão exercida pelo republicano sobre o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelenski, é algo que Trump faz "todos os dias" com os líderes da região.

"Ele liga para todos os presidentes e todos os primeiros-ministros do mundo para chantageá-los, para dizer que vai retirar ajuda econômica, crédito, que os atacará, que os derrubará se não apoiarem sua política de agressão contra a Venezuela", acusou Maduro.

"Deveriam abrir mil impeachments contra Donald Trump pela chantagem que faz ao mundo contra a Venezuela, pelas violações permanentes ao direito internacional", completou.

Sem citar nomes, Maduro contou o caso de um "país amigo" que Trump ameaçou.

"Por fim, ele mandou um enviado para ameaçá-lo, disse que o derrubaria com uma revolução. Três dias depois começaram distúrbios da direita desse país contra esse presidente. O que fez esse presidente? Infelizmente se rendeu às chantagens de Trump", afirmou Maduro.

O líder chavista também atacou o presidente da Colômbia, Iván Duque, e o acusou de ser o "rei dos falsos positivos".

A afirmação era uma referência a provas falsas que teriam sido mostradas por Duque na ONU para vincular o governo da Venezuela a grupos armados .EFE