Topo

Irmão do presidente iraniano é condenado a 5 anos de prisão

01/10/2019 11h39

Teerã, 1 out (EFE).- Hossein Fereydoun, irmão do presidente do Irã, Hassan Rohani, foi condenado a cinco anos de prisão por um caso de corrupção, segundo informou nesta terça-feira o Poder Judicial do país.

O Tribunal de Apelação reduziu a sentença inicial de sete anos de prisão para cinco, mas estipulou que Fereydoun deve pagar uma multa e devolver o valor recebido em subornos, cuja a quantia exata não transcendeu.

O porta-voz do Poder Judiciário, Gholamhossein Esmaili, explicou que dos outros dois acusados neste caso, um foi absolvido e o outro teve sua pena suspensa por ter cumprido um terço da sentença.

Segundo fontes judiciais citadas pela agência "Fars", as acusações contra Fereydoun foram lavagem de dinheiro e tráfico de influência, colocando certas pessoas em posições importantes no setor bancário em troca de propina.

O irmão de Rohani foi preso pela primeira vez em julho de 2017 por supostos crimes financeiros, mas foi libertado dois dias depois sob fiança.

O porta-voz do Judiciário disse que "várias investigações foram realizadas contra ele e outras pessoas relacionadas".

Os partidários de Rohani consideraram que havia motivações políticas por trás desse caso, que foi de fato usado contra o presidente durante a campanha eleitoral de 2017.

O atual chefe do Judiciário, Ebrahim Raisi, foi o principal rival de Rohani nas eleições presidenciais daquele ano, nas quais o presidente foi reeleito por uma ampla margem. EFE