Topo

As 10 frases de Lula em discurso político após ter sido solto

09/11/2019 18h56

São Bernardo do Campo (SP), 9 nov (EFE).- O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez neste sábado o primeiro grande discurso em seu berço político, a sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, um dia após sua saída da prisão por causa de uma mudança nos critérios do Supremo Tribunal Federal.

Lula se dirigiu brevemente aos seus seguidores nesta sexta-feira, quando saiu da prisão de Curitiba, mas o grande pronunciamento veio hoje. O líder petista passou 45 minutos revisando a política doméstica e internacional e atacando aqueles que o prenderam por 1 ano e 7 meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Com um tom beligerante, Lula se manifestou contra o governo de Jair Bolsonaro, o ex-juiz Sergio Moro, atual ministro da Justiça, e até o chefe de governo dos Estados Unidos, Donald Trump. Além disso, analisou a situação de países vizinhos.

Estas foram as frases mais marcantes de Lula em discurso no interior de São Paulo:.

- Por 580 dias, me preparei espiritualmente para não odiar, não ter sede de vingança, não odiar os meus torturadores.

- Eu poderia ter ido para uma embaixada, mas eu tomei a decisão de ir lá, porque eu preciso provar que o juiz Moro não era juiz, era um canalha que estava me julgando.

- Duvido que Bolsonaro durma com a consciência limpa que tenho; duvido que o ministro que destrói sonhos, Paulo Guedes (Economia) durma com a consciência limpa.

- Vimos o que está acontecendo no Chile (uma crise social). O Chile é o modelo de país que Guedes quer pôr em prática aqui.

- O cidadão (em referência a Bolsonaro) foi democraticamente eleito, então nós aceitamos o resultado, mas ele foi eleito para governar para os brasileiros e não para a milícia do Rio.

- 200 pessoas têm mais dinheiro do que 200 milhões de pessoas no nosso país.

- Que o Trump resolva o problema dos americanos e não encha o saco dos latino-americanos. Ele não foi eleito para ser xerife do mundo.

- Temos de ser solidários com a Bolívia, com o Chile, com a Argentina, temos de ser solidários com a Venezuela.

- Este jovem (Lula) tem o tesão dos seus 20 anos, a energia dos seus 30 anos e a experiência dos seus 70 anos, e estará na rua com todos vocês, para que não destruam o nosso país.

- Só podemos salvar este país se tivermos a coragem de fazer um pouco mais. EFE