Topo

Irã manterá escolas e universidades fechadas por causa do coronavírus

05/03/2020 17h12

Teerã, 5 mar (EFE).- O governo do Irã anunciou nesta quinta-feira a prorrogação do fechamento das escolas e universidades por, pelo menos, mais um mês, como medida para tentar contar a prorrogação do coronavírus, que já matou 107 entre 3.513 infectados.

O Ministério da Saúde anunciou hoje um boletim que aponta para 591 contágios e 15 óbitos em 24 horas. Por outro lado, 739 pacientes receberam alta.

De acordo com as autoridades locais, a recomendação segue sendo para que a população permaneça dentro de caso, até que seja iniciada uma redução no número drástica no número de infectados. Além disso, foi lançado um plano nacional de combate ao coronavírus.

O ministro da Saúde, Said Namaki, informou que o fechamento de escolas e universidades faz parte do plano. A suspensão de aulas vigorará até o fim do ano iraniano, que segundo o calendário persa, coincide com o dia 20 de março.

A partir disso, terão início as férias de Ano Novo, com duas semanas de duração. Assim, as instituições de ensino ficarão fechadas por cerca de mais um mês.

O plano, além disso, incluirá a quarentena domiciliar para os infectados que apresentam sintomas leves, que receberão medicamentos e o acompanhamento necessários. Apenas os pacientes em estado grave serão internados.

A capacidade de realização de exames nos laboratórios do país, além disso, será aumentada em todo país de 25 para 40 por semana. Locais públicos serão desinfetados e haverá controle maior de entrada nas cidades e localidades afetadas.