Topo

França se prepara para nova onda de Covid-19, mas sem confinamento geral

08/07/2020 15h53

Paris, 8 jul (EFE).- O novo primeiro-ministro da França, Jean Castex, afirmou nesta quarta-feira que está trabalhando para preparar o país para uma nova onda do novo coronavírus, mas desta vez excluindo um confinamento geral como o que foi aplicado por quase três meses entre março e maio.

Castex, que antes de chegar ao governo ocupava a pasta responsável pelo desconfinamento iniciado em 11 de maio, explicou que sua missão agora é "preparar a França para uma eventual segunda onda, mas acima de tudo, nesse caso, preservar a vida econômica e social".

"Porque", acrescentou, "um confinamento geral e absoluto como o que vivemos não seria tolerado" e que teve "terríveis consequências humanas e econômicas".

Castex insistiu que a intenção agora é ser seletivo nas medidas restritivas. O premier viajará neste fim de semana para a Guiana Francesa, um departamento da bacia amazônica que compartilha centenas de quilômetros de fronteira com o Brasil.

É o território francês mais afetado pela pandemia neste momento, e ontem, 124 novos casos positivos foram confirmados de um total de 394 testes realizados.

Segundo dados publicados ontem pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas últimas 24 horas houve 13 novas mortes na França por Covid-19, elevando o número total para 29.933 desde o início de março. EFE

ac/phg