Topo

Esse conteúdo é antigo

Farmacêutica Moderna garante que dose de reforço é efetiva contra variantes

06/05/2021 02h09

Nova York, 5 mai (EFE).- A farmacêutica americana Moderna informou nesta quarta-feira que a dose de reforço que está testando para lidar com as cepas brasileira e sul-africana do coronavírus mostrou resultados promissores, pois aumenta a presença de anticorpos que neutralizam esses vírus mutantes.

A Moderna fez referência a um ensaio clínico que ainda está realizando, no qual observa que uma dose de 50 microgramas da vacina foi utilizada em indivíduos que já foram imunizados.

Além disso, a empresa detalhou que a dose de reforço de outra vacina que desenvolveu, chamada mRNA-1273.351, gerou uma resposta imunológica ainda melhor do a vacina atual contra a variante sul-africana.

Contudo, os resultados preliminares, que a Moderna publicará online, ainda não foram revisados por outros cientistas. "Enquanto procuramos derrotar a atual pandemia, continuamos empenhados em permanecer ativos à medida que o vírus evolui", declarou o CEO da farmacêutica, Stephane Bancel.

"Estamos animados com esses novos dados, o que apoia nossa confiança de que a estratégia de dose de reforço deve proteger contra estas novas variantes detectadas", completou.

A Moderna divulgou também que os efeitos colaterais do reforço são semelhantes aos observados após a segunda dose de sua vacina, incluindo dor no local da injeção, fadiga, dor de cabeça e dores musculares e articulares.

A notícia foi publicada logo após cientistas e empresas farmacêuticas dizerem que as pessoas provavelmente precisarão de uma terceira dose ou de uma vacina anual contra o coronavírus, semelhante ao que acontece no caso da gripe.

De acordo com um relatório divulgado pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), o país espera que os casos de Covid-19 aumentem até maio devido à presença da variante do Reino Unido, antes de cair drasticamente até julho, quando se espera que a campanha maciça de vacinação comece a fazer efeito.

"Estamos vendo que nossas vacinas estão protegendo contra a contaminação das variantes que circulam no país. Simplificando, quanto mais pessoas forem vacinadas o mais rápido possível, mais rápido poderemos voltar ao normal", destacou a diretora do CDC, Rochelle Walensky, em entrevista coletiva.

Os Estados Unidos são o país mais atingido pela pandemia em números absolutos, com mais de 32,5 milhões de casos confirmados e uma estimativa de 579 mil mortes, de acordo com uma contagem independente da universidade Johns Hopkins.