Topo

Esse conteúdo é antigo

Subsecretária do Departamento de Estado dos EUA chama Ortega de "ditador"

09/06/2021 03h37

Washington, 8 jun (EFE).- A subsecretária para a América Latina do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Julie Chung, chamou nesta terça-feira o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, de "ditador" e pediu que o resto do mundo o trate como tal.

"A prisão arbitrária do candidato presidencial Felix Maradiaga - o terceiro líder da oposição preso em 10 dias - confirma, sem margem para dúvidas, que Ortega é um ditador. A comunidade internacional não tem escolha a não ser tratá-lo como tal", disse Chung no Twitter.

O político opositor e candidato à presidência Felix Maradiaga foi detido nesta terça-feira sob a acusação de "incitar a interferência estrangeira nos assuntos internos", segundo autoridades do país centro-americano.

Ele tornou-se o terceiro candidato presidencial a ser investigado e detido cinco meses antes das eleições gerais, nas quais o sandinista Daniel Ortega busca a reeleição.

Os outros detidos são Cristiana Chamorro, filha da ex-presidente Violeta Barrios de Chamorro (1990-1997), e Arturo Cruz, que foi embaixador de Ortega nos Estados Unidos de 2007 a 2009.