Topo

Esse conteúdo é antigo

México recebe 1,35 milhão de doses da vacina da Janssen doadas pelos EUA

15/06/2021 18h20

Cidade do México, 15 jun (EFE).- O México recebeu nesta terça-feira 1,35 milhão de doses da vacina da Janssen contra a covid-19 enviada pelos Estados Unidos e que servirá para imunizar a população do norte do país, com o objetivo de acelerar a reabertura da fronteira comum.

A remessa chegou por volta das 7h (hora local) no aeroporto da cidade de Toluca, no centro do México, e foi recebida pelo diretor-geral para a América do Norte, Roberto Velasco, e pelo chefe da Embaixada americana no México, John S. Creamer.

"Agradeço ao presidente (Joe) Biden e à vice-presidente Kamala Harris por esta doação, esse gesto de solidariedade", disse o presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador, que acompanhou a chegada das doses da vacina durante sua coletiva de imprensa matinal no Palácio Nacional.

López Obrador lembrou que as vacinas da Janssen, em dose única, serão utilizadas para imunizar pessoas entre 18 e 39 anos, nos 39 municípios mexicanos da fronteira com os EUA.

O presidente afirmou que essas 1,35 milhão de doses não são suficientes para vacinar toda esta população, por isso "está sendo feito outro pedido de uma mesma quantidade", disse.

"É um grande prazer estar com vocês durante a chegada dessas vacinas tão importantes para o México e os Estados Unidos, é um sinal de solidariedade e da ótima relação que temos entre nossos países e nossos povos", disse o representante da Embaixada.

O embarque dessas doses foi uma promessa que Kamala Harris fez a López Obrador, por telefone, no último dia 3, dias antes do encontro dos dois na capital mexicana.

O governo planeja usar essas vacinas no norte do país para reabrir a fronteira comum o mais rápido possível, fechada para viagens não essenciais desde março de 2020 devido à pandemia da covid-19, algo que teve "um impacto muito grande", de acordo com o Ministério da Relações Exteriores mexicano.

As maiores cidades que irão receber essas vacinas são Tijuana, Ciudad Juárez, Mexicali e Reynosa.

Precisamente ontem chegou ao México o secretário do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, Alejandro Mayorkas, que hoje se reunirá com as autoridades mexicanas para analisar a reabertura.

Durante a coletiva de imprensa, o chanceler mexicano, Marcelo Ebrard, adiantou que vai explicar a Mayorkas o "impacto que o fechamento teve na fronteira" e o compromisso do México em "fazer um esforço extraordinário de vacinação".

Ebrard levantou duas possibilidades de acordo, que as restrições sejam flexibilizadas conforme o avanço da vacinação em cada cidade ou que sejam suspensas em toda região que atingir um percentual médio de imunização.

O México se tornou o primeiro país a receber vacinas fabricadas nos Estados Unidos, com o embarque no mês de abril de uma remessa da AstraZeneca, após o governo mexicano ter cooperado com Washington para conter os fluxos migratórios.

O país registrou ontem 37 novas mortes por covid-19, o menor número em um único dia desde abril de 2020, elevando o total para 230.185 vítimas.

Mais de 15 milhões de mexicanos já tomaram as duas doses da vacina.