Topo

Esse conteúdo é antigo

Após reunião com Blinken, López Obrador convida Biden a visitar o México

08/10/2021 15h40

Cidade do México, 8 out (EFE).- O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, aproveitou o encontro desta sexta-feira com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, para convidar o presidente americano, Joe Biden, ao México "quando puder".

"É um prazer estar aqui, uma saudação muito calorosa ao presidente Biden e um convite para nos visitar quando puder", disse López Obrador ao receber a delegação do governo dos EUA, chefiada por Blinken.

Blinken, o assessor de Segurança Nacional, Alejandro Mayorkas, e o procurador-geral dos EUA, Merrick Garland, chegaram à Cidade do México para iniciar o Diálogo de Segurança de Alto Nível entre os dois países, em meio a tensões pelo fluxo sem precedentes de migrantes haitianos.

Antes do início formal do diálogo no Ministério das Relações Exteriores mexicano, o presidente López Obrador recebeu a delegação americana no Palácio Nacional acompanhado por parte do seu gabinete.

O presidente mexicano expressou a "vontade de cooperar para o desenvolvimento" e pediu que ambos os governos "respeitem a soberania".

"Acredito que vamos ser capazes, juntos, de inaugurar uma nova etapa nas nossas relações", analisou López Obrador.

De acordo com o mandatário, existem 38 milhões de mexicanos nos Estados Unidos, país com o qual o México compartilha mais de 3.000 quilômetros de fronteira, e o comércio global "exige uma maior unidade" e integração econômica entre os dois países.

"Acabo de publicar um livro e nele digo que seria inconcebível se não houvesse compreensão. Seria muito lamentável se não nos entendêssemos, se as relações não fossem reforçadas", opinou.

O governante frisou que o novo embaixador dos EUA no México, Ken Salazar, é "muito respeitoso", e recordou que o principal objetivo do seu governo é "banir a corrupção" por ser a principal causa de desigualdade e violência.

Blinken agradeceu ao presidente mexicano pela visita dos representantes americanos ao Palácio Nacional.

"O trabalho que devemos fazer deve se traduzir em uma verdadeira transformação com responsabilidade compartilhada", disse Blinken, ao destacar que Biden e López Obrador compartilham a mesma visão da relação entre os dois países. EFE