Topo

Esse conteúdo é antigo

Forças Armadas sul-coreanas dizem que Coreia do Norte testou míssil balístico

19/10/2021 14h53

Seul, 19 out (EFE).- As Forças Armadas da Coreia do Sul relataram que a Coreia do Norte disparou um míssil balístico no Mar do Japão (chamado de Mar do Leste nas duas Coreias) nesta terça-feira em seu quinto teste de armamento em menos de dois meses.

Após relatar pela primeira vez que Pyongyang havia lançado projéteis "não identificados", as forças sul-coreanas disseram em comunicado que haviam detectado "um míssil balístico não identificado no Mar do Leste, vindo das proximidades de Sinpo, província de Hamgyong do Sul, por volta das 10h17 (22h17 de segunda-feira em Brasília)".

Sinpo (costa nordeste) é o local do centro de desenvolvimento de submersíveis da Coreia do Norte, o que pode significar que o regime norte-coreano tenha testado um novo míssil balístico para submarinos da classe Pukguksong.

Já o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, disse em pronunciamento na cidade de Fukushima que Tóquio aparentemente detectou o lançamento de dois mísseis balísticos, e não de um.

Esta não é a primeira vez que o lançamento de um novo tipo de arma norte-coreana complica os esforços de detecção por Seul e Tóquio.

Poucos minutos depois de tomar conhecimento do teste, o escritório presidencial sul-coreano informou que uma reunião do Conselho Nacional de Segurança havia sido convocada para discutir a situação.

O teste norte-coreano foi realizado no mesmo dia em que a feira internacional aeroespacial e de defesa ADEX foi aberta na capital sul-coreana, com a visita da diretora de Inteligência Nacional dos Estados Unidos, Avril Haines, a Seul. EFE