Topo

Esse conteúdo é antigo

Papa Francisco nomeia 1ª mulher à frente do Governatorato do Vaticano

Raffaella Petrini (à esquerda) durante missa na Basílica de São Pedro; papa tem dado visibilidade ao trabalho das mulheres na igreja - Vatican Media/handout via Reuters
Raffaella Petrini (à esquerda) durante missa na Basílica de São Pedro; papa tem dado visibilidade ao trabalho das mulheres na igreja Imagem: Vatican Media/handout via Reuters

Em Roma

05/11/2021 04h08

O papa Francisco nomeou como secretária-geral do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano a franciscana e politóloga Raffaella Petrini, de 52 anos, primeira mulher na história a ocupar esse cargo de alto escalão.

Petrini, que era funcionária da Congregação para a Evangelização dos Povos, nasceu em Roma, em 15 de janeiro de 1969, e pertence à Congregação das Irmãs Franciscanas da Eucaristia.

Ela é graduada em Ciências Políticas pela Livre Universidade Internacional Guido Carli e doutora pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, onde ensina atualmente Economia do Bem-Estar e Sociologia dos Processos Econômicos.

O pontífice tem dado visibilidade ao trabalho das mulheres na igreja. Em agosto, o líder religioso elegeu seis mulheres como especialistas laicas do Conselho de Economia. Uma delas, a professora Charlotte Kreuter-Kirchhof, foi nomeada vice-coordenadora deste conselho em setembro.

Também em agosto, o papa Francisco nomeou várias mulheres cientistas como membros da Pontifícia Academia das Ciências, incluindo Emmanuelle Marie Charpentier, fundadora e diretora da Unidade Max Planck para a Ciência dos Patógenos em Berlim e vencedora do Prêmio Nobel de Química em 2020.

Também foi escolhida Donna Theo Strickland, professora de física ótica no Departamento de Física e Astronomia da Universidade de Waterloo e vencedora do Prêmio Nobel de Física de 2018.