Papa pede que avós e idosos não sejam negligenciados: 'eles são sábios'
O papa Francisco pediu nesta quinta-feira (23) que, neste período de festividades natalinas, avós e idosos não sejam negligenciados, e criticou "esta cultura do descarte os deixa sempre de lado".
A declaração foi dada durante o tradicional encontro do pontífice com os funcionários do Vaticano para as felicitações natalinas, no qual ele também pediu que o Natal traga um pouco de "serenidade" a todos, especialmente àqueles que estão vivendo, em meio à pandemia de covid-19, um período de tantas preocupações.
O pontífice ressaltou a necessidade de "proximidade" durante a época de Natal e pediu que, "quando houver um avô ou uma avó na família que não possa mais sair de casa facilmente, então vamos vê-los, com o cuidado que a pandemia exige, mas vamos, e não os deixemos sozinhos".
"E, se não pudermos ir, façamos um telefonema e conversemos um pouco. Mas, acima de tudo, assim que pudermos, vamos passar algum tempo com ele ou ela", disse.
"Por favor, não negligenciem os avós, não negligenciem os idosos: eles são sábios. E muitas vezes eu posso dizer: 'Sim, mas ele tornou minha vida impossível', mas, perdoe. Esqueça, pois Deus lhe perdoará. Mas não se esqueça dos idosos, porque esta cultura do descarte os deixa sempre de lado. Desculpe-me, mas é importante para mim falar sobre avós, e gostaria que todos nós seguíssemos este caminho", declarou o papa.
Francisco também desejou a serenidade do Natal a todos, "principalmente os que passam por um período difícil" e citou particularmente crianças e adolescentes, que sofrem com o isolamento e o ensino a distância.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.