Topo

Esse conteúdo é antigo

Papa pede que avós e idosos não sejam negligenciados: 'eles são sábios'

Papa Francisco sugeriu que famílias passem um tempo no Natal com os idosos - Divulgação
Papa Francisco sugeriu que famílias passem um tempo no Natal com os idosos Imagem: Divulgação

Da EFE, no Vaticano

23/12/2021 15h40

O papa Francisco pediu nesta quinta-feira (23) que, neste período de festividades natalinas, avós e idosos não sejam negligenciados, e criticou "esta cultura do descarte os deixa sempre de lado".

A declaração foi dada durante o tradicional encontro do pontífice com os funcionários do Vaticano para as felicitações natalinas, no qual ele também pediu que o Natal traga um pouco de "serenidade" a todos, especialmente àqueles que estão vivendo, em meio à pandemia de covid-19, um período de tantas preocupações.

O pontífice ressaltou a necessidade de "proximidade" durante a época de Natal e pediu que, "quando houver um avô ou uma avó na família que não possa mais sair de casa facilmente, então vamos vê-los, com o cuidado que a pandemia exige, mas vamos, e não os deixemos sozinhos".

"E, se não pudermos ir, façamos um telefonema e conversemos um pouco. Mas, acima de tudo, assim que pudermos, vamos passar algum tempo com ele ou ela", disse.

"Por favor, não negligenciem os avós, não negligenciem os idosos: eles são sábios. E muitas vezes eu posso dizer: 'Sim, mas ele tornou minha vida impossível', mas, perdoe. Esqueça, pois Deus lhe perdoará. Mas não se esqueça dos idosos, porque esta cultura do descarte os deixa sempre de lado. Desculpe-me, mas é importante para mim falar sobre avós, e gostaria que todos nós seguíssemos este caminho", declarou o papa.

Francisco também desejou a serenidade do Natal a todos, "principalmente os que passam por um período difícil" e citou particularmente crianças e adolescentes, que sofrem com o isolamento e o ensino a distância.