Topo

Esse conteúdo é antigo

Maduro diz que 87% da população da Venezuela recebeu vacina contra covid-19

28/12/2021 01h31

Caracas, 27 dez (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta segunda-feira que 87% da população do país foi vacinada contra a covid-19, o que corresponde a pessoas que receberam a primeira dose de imunizantes.

"Chegamos a 87% de vacinados na Venezuela, e a meta é, em 31 de dezembro, chegar a 90%. É muito importante que vocês se vacinem. A saúde em primeiro lugar", disse o chefe de governo, em pronunciamento transmitido pela emissora estatal de televisão "VTV".

Maduro, em todas as manifestações sobre o índice de abrangência da campanha de vacinação, nunca faz diferenciação entre pessoas que receberam alguma dose e aquelas que estão com esquema completo.

No último dia 16, o vice-ministro de Tecnologia e Regulação do Ministério da Saúde, Gerardo Briceño, indicou que 55% da população tinha recebido duas doses, enquanto 82% foram alvo da aplicação de uma só.

Com isso, é possível presumir que Maduro tenha se referido ao conjunto dos habitantes da Venezuela que iniciaram o processo de imunização através das vacinas.

Segundo o presidente, as regiões do país com maior taxa de cobertura vacinal são Caracas, Táchira, La Guaira, Carabobo, Miranda, Lara, Mérida, Guárico, Cojedes, Trujillo, Aragua, Yaracuy, Nueva Esparta e Falcón, embora não tenha apresentado os índices.

Maduro, além disso, confirmou que foram detectados mais dois casos de infecção pela variante ômicron do novo coronavírus, importados do Reino Unido e do Panamá.

Na semana passada, o presidente havia anunciado a identificação de outros sete positivos para a cepa.

No pronunciamento de hoje, o chefe de governo fez um apelo para que toda a população se dirija aos postos de vacinação, para evitar que a ômicron se torne dominante na Venezuela.

"Nós estamos terminando bem este ano. Começar bem e desenvolver todo o 2022 com o país aberto, funcionando, trabalhando, o comércio vivo, o turismo vivo, tudo vivo. E tudo isso, garantido pela vacinação", afirmou Maduro.

Segundo balanço apresentado ontem, a Venezuela totalizou 443.332 casos de infecção pelo novo coronavírus e 5.314 mortes provocadas pela covid-19 desde o início da pandemia. EFE