Topo

Esse conteúdo é antigo

Johnson diz que reconhecimento do Donbass é flagrante violação de soberania

21/02/2022 22h18

Londres, 21 fev (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse nesta segunda-feira que o reconhecimento por parte da Rússia da independência das regiões de Lugansk e Donetsk é uma "flagrante violação da soberania e integridade da Ucrânia".

Para o Reino Unido, o reconhecimento da independência dessas duas autoproclamadas repúblicas no leste da Ucrânia é "claramente uma violação do direito internacional", bem como um "repúdio aos acordos de Minsk", que a Rússia assinou para a resolução do conflito no Donbass.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, formalizou hoje em um discurso à nação seu reconhecimento aos separatistas pró-Rússia em Lugansk e Donetsk, e declarou que Moscou tomará medidas para garantir sua segurança diante da recusa de Estados Unidos e Otan em atender suas reivindicações sobre segurança em suas fronteiras.

"Este é um mau presságio e um mau sinal" sobre as intenções de Moscou, declarou Johnson em entrevista coletiva para discutir o fim das restrições à covid-19 na Inglaterra.

O primeiro-ministro britânico garantiu ainda que seu país estará "ao lado da Ucrânia" com um "robusto programa de sanções" contra a Rússia caso esta realize a temida invasão do país vizinho.

Além disso, salientou que o Reino Unido é "um dos poucos países que estamos fornecendo armas defensivas (para a Ucrânia) para ajudá-los. EFE