Topo

Esse conteúdo é antigo

López Obrador parabeniza Fernández por "resistir à ofensiva da direita"

10/03/2022 22h38

Cidade do México, 10 mar (EFE).- O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, parabenizou o mandatário argentino, Alberto Fernández, em uma carta, por "resistir à ofensiva da direita" em meio à polêmica sobre o acordo da Argentina com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

"Parabenizo que você esteja resistindo com dignidade à grande ofensiva da direita, apoiando-se no povo para avançar diante da crise que o aflige", leu López Obrador, nesta quinta-feira, a carta endereçada ao presidente argentino.

O mandatário mexicano revelou que enviou a carta com sua esposa, Beatriz Gutiérrez Müller, que participou na última terça-feira de um ato pelo Dia Internacional da Mulher na Argentina e amanhã representará o México na posse do novo presidente do Chile, Gabriel Boric.

López Obrador enviou a mensagem a Fernández, um de seus aliados mais próximos no continente americano, em meio ao debate no Congresso sobre o projeto de refinanciamento da dívida da Argentina com o FMI.

"Beatriz vai endossar nosso apreço e solidariedade; você é nosso parceiro. Sabemos que você está enfrentando uma investida da elite conservadora de seu país que, em maior ou menor grau, como em qualquer lugar do mundo, é caracterizada pela desonestidade e hipocrisia", afirmou.

Uma semana atrás, o governo argentino e o FMI anunciaram um acordo para um novo programa de facilidades estendidas que prevê pagamentos de cerca de US$ 45 bilhões para que a Argentina possa cumprir suas dívidas com o próprio fundo até 2024. EFE