Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Presidente do Parlamento russo diz que país só usaria armas nucleares em resposta a ataque semelhante

Míssil Onyx - TASS Russian News Agency
Míssil Onyx Imagem: TASS Russian News Agency

05/05/2022 20h08Atualizada em 05/05/2022 20h08

A doutrina militar russa prevê a utilização de armas nucleares "apenas em resposta" a um ataque semelhante contra o país, disse nesta quinta-feira o presidente do Parlamento da Rússia, Vyacheslav Volodin.

"No que diz respeito à Federação Russa, consideramos apenas a possibilidade de responder (com um dispositivo nuclear) a um ataque direcionado", disse Volodin, à emissora "Komsomolskaia Pravda".

Ele acrescentou que "para nós é apenas uma resposta, no âmbito da defesa". "Se eles nos atacarem, nós responderemos", insistiu.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Segundo Volodin, até agora "o único país que usou armas nucleares foram os Estados Unidos".

Por esta razão, "qualquer coisa pode ser esperada de Washington", afirmou.

"Eles bombardearam as cidades pacíficas de Hiroshima e Nagasaki. Em agosto, nos dias 6 e 9, haverá outro aniversário disso. Você pode esperar isso deles", insistiu, acrescentando que a doutrina americana permite a realização de um "ataque preventivo".

No final de fevereiro, a Rússia anunciou que estava colocando suas forças de dissuasão nuclear em alerta diante às "declarações agressivas" dos principais países da Otan devido à campanha militar russa, segundo Moscou, na Ucrânia.