Topo

Esse conteúdo é antigo

Uruguai entra em alerta laranja por chegada de ciclone subtropical

17/05/2022 14h29

Montevidéu, 17 mai (EFE).- O Uruguai está em alerta laranja nesta terça-feira devido à aproximação de um ciclone subtropical que está gerando chuvas e ventos fortes, com rajadas de até 80 a 100 quilômetros.

De acordo com o último relatório emitido pelo Instituto de Meteorologia do Uruguai (Inumet), um ciclone subtropical que se aproxima da costa uruguaia está gerando "ventos sustentados do sudoeste e do sul entre 60-70 km/h, com rajadas entre 80-100 km/h", uma situação que será "acompanhada de chuvas".

Desde segunda-feira, fortes ventos já foram sentidos ao longo de grande parte da faixa costeira do país, como mostra o fato de que a única fatalidade até agora foi registrada ontem à tarde, quando uma palmeira caiu sobre uma casa e provocou a morte de um homem que estava dentro dela.

O alerta laranja está em vigor para metade do território uruguaio, principalmente os departamentos (províncias) de Maldonado e Rocha, localizados na costa atlântica do país (sudeste), embora também afete a capital, Montevidéu.

Maldonado e Rocha já haviam anunciado na segunda-feira que não haveria aulas na terça-feira para evitar possíveis desastres.

Desde segunda-feira, as autoridades têm emitido recomendações especiais para a população em vista da aproximação do ciclone. O Departamento Nacional de Bombeiros pediu às pessoas que evitassem sair de casa, que fechassem bem as portas e janelas e que guardassem objetos que pudessem ser levados pelo vento. EFE