Topo

Surto de covid provoca confinamento de 80 mil turistas em cidade chinesa

08/08/2022 16h56

Pequim, 8 ago (EFE).- O balneário turístico de Sanya, na ilha de Hainan, na China, aplica restrições de circulação a seus moradores e cerca de 80 mil turistas desde o último sábado, quando foi declarado um surto de covid-19 em seu território.

As autoridades locais decidiram tomar essas medidas após um aumento constante dos casos da doença. Na sexta-feira, 24 haviam sido confirmados, e no dia seguinte o número chegou a 127.

Desde o início deste mês - o pico da temporada turística em Sanya - foram relatados 983 casos, resultando no cancelamento de todos os voos e viagens de trem para fora da cidade.

Os turistas que querem deixar a região devem testar negativo para covid-19 em cinco exames PCR realizados dentro de um período de sete dias, segundo as autoridades.

No aeroporto da cidade, centenas de pessoas tentaram, sem sucesso, conseguir voos de volta para casa, muitas delas preocupadas em atrasar a volta às aulas de seus filhos.

Outros turistas reclamaram do custo de permanecer mais tempo na cidade. Por isso, a mando das autoridades, os hotéis tiveram que reduzir pela metade os preços das tarifas durante o período de confinamento.

A China mantém uma rígida política de tolerância zero contra o coronavírus desde o início da pandemia, implementando confinamentos, testagem em massa e, em alguns casos, o fechamento quase total de suas fronteiras. EFE