Topo

Fernando Lugo é considerado "paciente crítico" e tem quadro estável

11/08/2022 17h50

Assunção, 11 ago (EFE).- O ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo é considerado um "paciente crítico", com condição "estável", depois de ter sido submetido a uma cirurgia devido a um acidente vascular cerebral (AVC), afirmou nesta quinta-feira o senador Jorge Querey, médico pessoal do antigo chefe de governo.

"Estável, no funcionamento integral e estável nos termos da ferida operatória", disse o integrante da coalizão de esquerda à qual Lugo também faz parte.

Querey descreveu como "razoáveis" os sinais vitais, a pressão arterial, os batimentos cardíacos e o funcionamento renal do ex-presidente.

Lugo, que também é ex-bispo católico e tem 71 anos, foi levado ontem para o Sanatório San Roque, próximo ao centro histórico da capital do Paraguai, após passar mal enquanto estava na sede do Congresso.

Posteriormente, o ex-presidente foi encaminhado para o Sanatorio Migone, onde segue internado. Lugo foi submetido a uma operação que durou cerca de quatro horas e acabou na madrugada de hoje. A intervenção cirúrgica permitiu à equipe médica "drenar o hematoma e cauterizar todas as áreas em que houve sangramento", disse a também parlamentar Esperanza Martínez, pré-candidata à presidência paraguaia e correligionária de Lugo, à emissora local "Radio Monumental".

Segundo Querey, a evolução da cirurgia poderá ser avaliada dentro das próximas 48 ou 72 horas. Enquanto isso, disse o parlamentar, Lugo seguirá internado na UTI, onde está sedado e respirando com a ajuda de aparelhos. EFE