Topo

Díaz-Canel reitera "compromisso invariável" de Cuba com a paz na Colômbia

12/08/2022 19h12

Havana, 12 ago (EFE).- O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, reiterou nesta sexta-feira o "compromisso invariável" do país de contribuir para a paz na Colômbia durante um encontro com representantes do governo colombiano e insurgentes do Exército de Libertação Nacional (ELN).

O presidente cubano compartilhou no Twitter imagens do encontro no Palácio da Revolução - sede do governo cubano - que também contou com a presença dos fiadores da Noruega, representantes do Secretário-Geral da ONU e da Conferência Episcopal Colombiana.

"Ratifiquei a todos os participantes da reunião o compromisso invariável de Cuba e a vontade inabalável de continuar contribuindo para a conquista da paz desejada para a Colômbia", escreveu.

Díaz-Canel também agradeceu ao chanceler colombiano, Álvaro Leyva, que rejeitou a decisão dos Estados Unidos de manter Cuba em sua lista de países patrocinadores do terrorismo.

A delegação do governo colombiano que viajou a Havana para voltar à mesa de negociações com o ELN também é composta pelo Alto Comissário para a Paz, Danilo Rueda, e pelo senador Iván Cepeda.

Isso ocorre após o anúncio do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, de que realizaria essas conversas com a guerrilha colombiana.

As negociações do governo colombiano com o ELN começaram em 2017 em Quito, durante o governo de Juan Manuel Santos, e em 2018 foram transferidas para Havana, onde ainda estão presentes os principais líderes do ELN.

Cuba já sediou conversas com as agora desmobilizadas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia que levaram à assinatura do acordo de paz em 2016. EFE