Topo

Tomografia revela melhora de hematoma e edema cerebral do ex-presidente Lugo

15/08/2022 21h35

Assunção, 15 ago (EFE).- A equipe médica do senador e ex-presidente paraguaio Fernando Lugo, internado em uma clínica em Assunção devido a um acidente vascular cerebral hemorrágico, informou que uma tomografia realizada no líder de esquerda nesta segunda-feira evidenciou uma "melhora" do hematoma e do edema cerebral.

Em comunicado, os especialistas divulgaram o resultado de uma nova tomografia cerebral do legislador, cuja evolução, segundo eles, "tem se mantido estável nas últimas 24 horas".

A nota explica ainda que o exame foi realizado após um anterior realizado na sexta-feira.

Além disso, indicaram que uma junta médica decidiu continuar "por mais 24 horas" com as medidas de suporte a Lugo, de 71 anos e que desde 2013 ocupa uma cadeira no Senado do Paraguai pela aliança de esquerda Frente Guasu.

Os médicos anteciparam que, de acordo com sua evolução, decidirão nesta terça-feira se iniciam a retirada dos sedativos para "avaliação neurológica e eventual descomplexação" do senador, cujo prognóstico continua "reservado, mas com sinais positivos".

Lugo sofreu um AVC hemorrágico na quarta-feira passada, pelo qual permanece em coma induzido em uma unidade de terapia intensiva, embora seus médicos tenham dito que estão fazendo "pequenas retiradas de sedação".

Nesta segunda-feira, a senadora Esperanza Martínez, que foi ministra da Saúde Pública e da Previdência Social durante o governo de Lugo (2008-2012), disse a jornalistas que o ex-presidente está tendo um pós-operatório de "livro de clínica médica".

"Quando se descreve um quadro ideal na medicina e que pode ter todo o desenvolvimento sem nenhum tipo de inconveniência, ou complicações, ou dificuldades, é isso que o presidente Fernando Lugo está fazendo hoje", declarou Martínez. EFE

lb/rsd