Giro UOL traz os destaques da noite desta quinta, 24/03, para você; ouça

Andre Medeiros

Do UOL, em São Paulo

Crise política

A presidente Dilma Rousseff decidiu oferecer cargos de primeiro e segundo escalão para tentar manter o apoio de partidos da base. Ela intensificou o contato com líderes partidários e as negociações com aliados para ouvir as demandas.

O principal foco das investidas é o PMDB, que está ensaiando o desembarque do governo. O partido vai decidir sobre o assunto na próxima semana.

Leia mais

 

Entrevista à imprensa estrangeira

Ainda hoje, Dilma Rousseff concedeu entrevista à imprensa estrangeira e denunciou o que chamou de um "golpe" em curso no Brasil.

A presidente afirmou que o processo de impeachment tem vácuo de fundamentos legais e também aproveitou para atacar o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), dizendo que ele pôs a votação do afastamento dela em pauta para encobrir os próprios problemas.

Leia mais

 

Regras do cartel

A Polícia Federal apreendeu com Benedicto Barbosa, presidente da Odebrecht Infraestrutura, supostas regras do cartel investigado pela Operação Lava Jato. Os documentos foram feitos em forma de regulamentos de campeonatos de futebol e torneios de tênis.

Um material parecido com esse foi encontrado em 2014, com normas em forma de torneios de bingo e futebol, e que revelavam a divisão de obras na Petrobras.

Leia mais

 

Governador do Rio com câncer

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), foi diagnosticado com linfoma não-Hodgkin, um tipo de câncer ósseo.

Ele está internado há 13 dias no Hospital Pró-Cardíaco, no Rio de Janeiro, e vai começar a quimioterapia amanhã.

Leia mais

 

Desemprego aumenta

A taxa de desemprego no Brasil chegou a 9,5% no trimestre entre novembro de 2015 e janeiro de 2016. É o maior nível já registrado desde 2012, quando foi iniciada a pesquisa do IBGE.

Com isso, o número de brasileiros sem emprego é de 9,6 milhões. Na comparação com o mesmo trimestre de 2015, o número subiu 42,3%, o que representa 2,9 milhões de pessoas.

Leia mais

 

Balanço comercial

No último dia de pregão da semana, devido ao feriado de Páscoa, o Ibovespa fechou quase estável, com leve queda de 0,07%, a 49.657,39 pontos. No acumulado desta semana, a Bolsa perdeu 2,28%, mas ainda tem valorização de 16,04% no mês e de 14,55% em 2016.

O principal motivo da baixa de hoje foi o mau desempenho dos bancos, que têm grande peso sobre o índice.

No mercado de câmbio, o dólar subiu 0,12%, cotado a R$ 3,681. Foi o segundo avanço consecutivo da moeda. Apesar da alta, o dólar ainda acumula baixa de 8,05% em março.

Leia mais

 

Aviação

A Justiça de São Paulo decidiu hoje que a TAM vai ter de aumentar para cinco anos a validade das milhas do programa de pontos.

Resultado de ação civil pública movida pela Proteste há dois anos, a sentença ainda prevê outras alterações no regulamento do programa da companhia aérea. Entre elas estão o aumento da validade de bilhetes emitidos com milhas para um ano e, em caso de falecimento do beneficiário da conta, os pontos não sejam cancelados, mas transferidos para os herdeiros.

Leia mais

 

Vírus apareceu em 2013?

A primeira análise do genoma do vírus da zika mostra que a doença pode ter chegado ao Brasil entre maio e dezembro de 2013, mais de um ano antes da primeira detecção da doença no país, que aconteceu no início de 2015.

Uma hipótese publicada na revista Science indica que a introdução da doença ocorreu durante a Copa das Confederações no Brasil, em junho de 2013, e envolveu a participação do Taiti, ilha na Polinésia Francesa, onde já houve um surto do vírus.

Leia mais

 

Luto no futebol

O ex-jogador holandês Johan Cruyff morreu hoje aos 68 anos. Ele lutava contra um câncer de pulmão que foi descoberto em outubro do ano passado.

Cruyff foi considerado um dos maiores jogadores da Europa por apresentar um futebol revolucionário. Ele também foi a estrela da seleção holandesa na Copa de 1974, time que ficou conhecido como Carrossel Holandês.

 

Leia mais

 

Show muda local de clássico

O Palmeiras transferiu o local do clássico contra o Corinthians, marcado para o dia 3 de abril, para o Pacaembu. O motivo é o show da banda inglesa Coldplay, que acontece no dia 7 de abril, no Allianz Parque.

O jogo é válido pelo Paulistão. Na última vez em que as equipes se encontraram pela competição, em 2015, o Palmeiras eliminou o Corinthians nos pênaltis e se classificou para a final do torneio.

Leia mais

 

Milton Cruz demitido

A diretoria do São Paulo decidiu demitir Milton Cruz. Funcionário do clube há 22 anos, o ex-coordenador técnico vivia situação complicada desde o final da gestão do ex-presidente Carlos Miguel Aidar.

Milton fazia parte da comissão técnica do São Paulo desde 1994. Ele passou pelo cargo de assistente técnico e treinador interino por diversas vezes.

Leia mais

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos