Topo

Giro UOL traz os destaques da noite desta quarta, 27/04, para você; ouça

André Medeiros

Do UOL, em São Paulo

27/04/2016 19h41

Afastamento “inevitável”

A presidente Dilma Rousseff admitiu a aliados que o afastamento temporário do cargo se tornou “inevitável”. A petista tem agora como objetivo traçar estratégias para defender o mandato e evitar que o vice Michel Temer “se aproprie” de projetos e medidas do atual governo.

Com a colaboração do ex-presidente Lula na agenda, Dilma quer apressar ações como concessão de portos, licitação de aeroportos e medidas tributárias para anunciar antes da votação do impeachment no Senado, que deve acontecer no dia 11 de maio.

Leia mais


Mais um de saída

O Ministério da Saúde confirmou o pedido de demissão do chefe da pasta, Marcelo Castro, um dos poucos deputados do PMDB que votaram contra a continuidade do processo de impeachment de Dilma na Câmara.

Castro é o sexto ministro do PMDB a deixar o governo. Do partido, apenas Kátia Abreu, da Agricultura, continua no governo.

Leia mais


Estratégia governista

Senadores do PT e do PCdoB, partidos da base governista, apresentaram requerimentos à comissão que analisa o impeachment de Dilma no Senado pedindo certidões que comprovem a participação da presidente nas supostas pedaladas fiscais de 2015.

Dilma é acusada de atrasar repasses para o Banco do Brasil do Plano Safra, programa de financiamento agrícola. Para condenar e afastar a petista do cargo por crime de responsabilidade é preciso comprovar qual foi o ato irregular praticado por ela.

Leia mais

 

Tucano e empreiteiras em MG

Escolhido para ser o relator do pedido de impeachment de Dilma no Senado, Antonio Anastasia (PSDB-MG) recebeu, na eleição de 2014, doações de empreiteiras e de um banco citados na operação Lava Jato.

Com as empreiteiras Andrade Gutierrez, UTC, OAS, Odebrecht e Queiroz Galvão e o banco BTG Pactual, todos citados na Lava Jato, a campanha do tucano arrecadou R$ 2 milhões, o que representa 11,1% do total recebido pelo então candidato. Anastasia diz que as doações foram legais.

Leia mais


Agenda tucana

Em reunião com o vice Michel Temer e o presidente do Senado, Renan Calheiros, ambos do PMDB, o senador Aécio Neves, presidente do PSDB, afirmou que o partido “não faltará com o Brasil” em um eventual governo Temer, mas que espera que o peemedebista se comprometa com a agenda tucana.

Aécio também afirmou que a maior preocupação do PSDB é a discussão de uma agenda emergencial para o Brasil, que “comece pela preservação das investigações da Lava Jato e pela qualificação dos programas sociais”.

Leia mais


Bovespa mantém ritmo; dólar sobe

A Bovespa fechou em alta de 2,63%, no segundo dia consecutivo de ganho, com 54.477,78 pontos. É a maior pontuação de fechamento desde 25 de maio de 2015. A alta de hoje foi puxada principalmente pelo bom desempenho das ações da Petrobras, das metalúrgicas e dos bancos.

Depois de uma queda de 0,83% ontem, o dólar teve leve valorização de 0,15%, cotado em R$ 3,524.


Leia mais

 

Luto na TV

Umberto Magnani, o padre Romão de Velho Chico, morreu hoje, aos 75 anos. Na última segunda-feira, o ator sofreu um AVC durante gravações da novela e foi internado em coma em um hospital no Rio de Janeiro.

O velório está marcado para as 21h no Teatro de Arena, na Vila Buarque, em São Paulo, de acordo com um comunicado divulgado pela Rede Globo.

Leia mais

 

UFC 200 definido

O UFC acabou com a especulação sobre a presença de Conor McGregor e anunciou Jon Jones contra Daniel Cormier como luta principal do UFC 200, que vai ser disputado em 9 de julho, em Las Vegas. Assim, o irlandês está mesmo fora da competição.

O anúncio foi feito por Dana White, presidente do UFC, durante o programa Good Morning America, nos Estados Unidos. Jones vai tentar retomar de Cormier o cinturão dos meio-pesados.

Leia mais

 

Ida e volta da Liga

O Atlético de Madri abriu vantagem na semifinal da Liga dos Campeões ao bater o Bayern de Munique na Espanha por 1 a 0, com gol do meia Saúl Iñíguez. Com o resultado, o time espanhol pode empatar o jogo da volta na Alemanha que vai conseguir avançar à final do torneio.

O próximo duelo entre as duas equipes está marcado para a próxima terça, às 15h45. No dia seguinte, Real Madrid e Manchester City se enfrentam na Espanha para definir o outro finalista do maior torneio de clubes da Europa.

Leia mais