Topo

Abert condena ataques a equipe de reportagem de TV em Vitória

Do UOL, em São Paulo

25/10/2016 17h19

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) divulgou na tarde desta terça-feira (25) uma nota condenando os ataques sofridos pela equipe de reportagem da TV Gazeta, afiliada da TV Globo, em Vitória (ES).

Durante a cobertura jornalística do confronto entre traficantes e policiais no bairro do Itararé, um repórter, um cinegrafista e dois operadores técnicos da emissora foram agredidos por um grupo de 30 pessoas munido com pedaços de pau e pedras. O carro da TV Gazeta foi depredado no ataque.

"É inadmissível que a imprensa seja alvo de ataques que tentem impedir a livre informação sobre fatos de interesse da sociedade", diz a Abert em sua nota.

Leia a íntegra do texto:

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) considera muito graves os ataques sofridos pela equipe de reportagem da TV Gazeta, afiliada da TV Globo, em Vitória (ES), nesta terça-feira (25).

Durante cobertura do confronto entre traficantes e policiais no bairro do Itararé, o repórter Fábio Linhares, o cinegrafista Luciney Araújo e dois operadores técnicos da emissora foram agredidos por um grupo de 30 pessoas munido com pedaços de pau e pedras. Também o carro da TV Gazeta foi depredado no ataque.

A equipe da TV Gazeta foi obrigada a deixar o local e se proteger em uma loja da região.

O protesto foi gerado pela morte de um adolescente, que levou um tirou durante confronto com policiais militares no bairro.

A ABERT condena qualquer tipo de violência contra jornalistas, especialmente no exercício da profissão, e pede às autoridades responsáveis a rigorosa apuração e punição dos agressores.

É inadmissível que a imprensa seja alvo de ataques que tentem impedir a livre informação sobre fatos de interesse da sociedade.

A ABERT é uma organização fundada em 1962, que representa 3,6 mil emissoras privadas de rádio e televisão no país, e tem por missão a defesa da liberdade de expressão em todas as suas formas.