Topo

Giro UOL traz os destaques da manhã desta segunda, 28/11, para você; ouça

Giovanna Montemurro

Do UOL, em São Paulo

28/11/2016 13h42

E agora, presidente?

A campanha presidencial de Dilma Rousseff (PT) em 2014 pagou o salário de assessores pessoais do vice na chapa e hoje presidente da República, Michel Temer.

Os dados do TSE colidem com um dos argumentos da defesa de Temer contra o pedido de cassação da chapa pela qual foi eleito: a de que, com uma conta independente, ele não pode ser responsabilizado por eventuais irregularidades cometidas durante a campanha.

Leia mais

 

Presidente no caso Geddel?

O ex-ministro da Cultura Marcelo Calero disse que Temer sugeriu que ele usasse "um artifício" para resolver o problema do veto do Iphan a um prédio sobre o qual o ex-ministro Geddel Vieira Lima tinha interesses.

A oposição considerou a tentativa do presidente de se descolar do episódio de Geddel como uma confirmação de envolvimento no caso. Hoje serão protocolados pelo menos dois pedidos de impeachment contra o presidente.

Leia mais


 

Elize Matsunaga vai a júri

Um dos crimes mais emblemáticos da história policial brasileira pode ter um veredicto nesta semana, quatro anos e meio depois de chocar o país. A partir de hoje, Elize Matsunaga vai a júri popular em São Paulo. Ela é acusada de matar, esquartejar e ocultar o corpo do marido, o empresário Marcos Matsunaga em maio de 2012.

Se condenada à pena máxima pedida pela acusação, ela pode pegar até 33 anos de prisão –30 por homicídio triplamente qualificado e três por ocultação e destruição de cadáver.

Leia mais

 

Fuvest ainda mais difícil

Muitos candidatos que fizeram a primeira fase do vestibular 2017 da Fuvest, aplicada ontem, consideraram o exame muito difícil. Professores ouvidos pelo UOL acreditam que a diversidade de conteúdos cobrados, os textos mais longos e os muitos recursos visuais contribuíram para o grau alto de dificuldade da prova.

A segunda fase acontece nos dias 8, 9 e 10 de janeiro de 2017. Você pode ver a resolução comentada da prova no UOL.

Leia mais
 

 

Despedida de Fidel Castro

No primeiro domingo sem Fidel Castro, Havana parecia respirar fundo para a intensa semana de homenagens ao dirigente que governou Cuba por 49 anos e implantou o regime comunista que continua vigente no país.

A primeira cerimônia está marcada para hoje. Durante dois dias, as cinzas ficarão expostas praça da Revolução para o público em geral. Na quarta (30), começa uma grande caravana de Havana até Santiago de Cuba, segunda maior cidade do país. O sepultamento ocorrerá no próximo domingo (4) em Santiago de Cuba.

Leia mais

 

Tudo verde em São Paulo

E a longa espera terminou. O Palmeiras venceu a Chapecoense neste domingo por 1 a 0 e conquistou o Campeonato Brasileiro 22 anos depois do último título. Foi o nono troféu do torneio nacional da história do clube.

O gol marcado pelo lateral Fabiano levou o alviverde a 77 pontos, sete a mais que o Flamengo, que venceu o Santos por 2 a 0 e “roubou” a vice-liderança do time paulista. Falta só uma rodada para o fim do Brasileirão.

Leia mais



O calvário colorado

E quem ainda joga todas as fichas na última rodada é o Internacional. O time gaúcho venceu o Cruzeiro por 1 a 0 no Beira-Rio e manteve vivas as chances de permanecer na Série A.

Mesmo com o bom resultado de ontem, o Inter ainda precisa vencer o Fluminense e torcer por tropeços do Sport ou do Vitória para se livrar do rebaixamento.

Leia mais




Um novo campeão

Nico Rosberg, da Mercedes, é o novo campeão mundial de Fórmula 1. O alemão conquistou o primeiro título da carreira ao chegar em segundo no GP de Abu Dhabi ontem.

O tricampeão Lewis Hamilton, que ainda brigava com Rosberg pelo título, venceu a prova, mas ficou cinco pontos atrás do companheiro de Mercedes no Mundial. O brasileiro Felipe Massa, que se despede da Fórmula 1, foi o nono colocado.

Leia mais


 

Gotta catch’em all!

O Pokémon GO, jogo que virou febre mundial neste ano, deve ganhar cem novos personagens. A novidade pode estar disponível já no próximo mês.

No jogo, disponível nas lojas da Apple e do Android, usuários têm de caçar personagens no mundo real, usando a câmera do celular.

Leia mais