Zambelli no caminho da cassação, o futuro de Pia na seleção e mais

Esta é a versão online da newsletter Olhar Apurado enviada hoje (02). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

********

O colunista Aguirre Talento mandou duas bombas hoje. A primeira: a revelação de que a PF identificou um Pix de R$ 13.500 feito pela equipe de Carla Zambelli para Walter Delgatti Neto. Ele teria sido contratado para tentar invadir o sistema das urnas eletrônicas (sem sucesso) e, posteriormente, o do CNJ (onde ele teria conseguido emitir um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes). A segunda: em reunião, Bolsonaro teria perguntado ao hacker se ele seria capaz de entrar no sistema eleitoral.

Para Leonardo Sakamoto, a operação abre a contagem regressiva para a cassação da deputada. "Apesar de o Congresso Nacional ser corporativista, ela passou a ser vista como radioativa no próprio seio bolsonarista, que poderia oferecer alguma resistência a uma decisão da Justiça ou a um processo interno por quebra de decoro. O vulgarmente conhecido 'espanta rodinhas'. Já no campo governista, parlamentares comentam com 'tic-tac'", diz o colunista.

E Matheus Pichonelli vê na ação da PF a abertura de uma trilha que pode levar até o ex-presidente. A ver.

Seleção decepciona, Marta se despede e Pia vai para a berlinda

"Maior atleta do futebol feminino de todos os tempos, eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo pela Fifa, a camisa 10 da seleção brasileira teve uma despedida melancólica da Copa do Mundo", escreve Luís Rosa sobre Marta. A saída do torneio foi melancólica para a seleção como um todo, e agora a permanência da treinadora Pia Sundhage está em discussão. Na avaliação de Alicia Klein, "criticar Pia é respeitar o futebol feminino".

Casagrande, por exemplo, acha que é hora de Arthur Elias ter a sua chance. PVC prevê que a CBF vai esperar a temperatura baixar para decidir o futuro da sueca, cujo esforço a entidade reconhece, apesar do mau resultado. CBF esta que, na opinião de Milly Lacombe, é a responsável por esta e outras humilhações recentes da amarelinha.

Continua após a publicidade

Outros olhares

Leonardo Sakamoto: BC surpreende e demonstra que sentiu a pressão da sociedade. Leia mais

Mauro Cezar Pereira: Adversário do Flamengo, Olimpia mergulhou na crise e não vence desde junho. Leia mais

Jeferson Tenório: Tarcísio põe em prática clima de vigilância ideológica nas escolas. Leia mais

Milton Neves: Matemáticos: chance de queda do Vasco é a mesma de título do Botafogo. Leia mais

Continua após a publicidade

Reinaldo Azevedo: Ao defender "revolução" de 64, Salles prega golpe hoje; veja como e por quê. Leia mais

Chico Barney: Com esse marasmo no Brasil, é importante a estreia do BBB de inverno. Leia mais

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes