Caixa tenta esconder empréstimo eleitoreiro, a 'jenialidade' de Zema e mais

Esta é a versão online da newsletter Olhar Apurado enviada hoje (07). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

********

Forçada pela CGU, a Caixa entregou ao UOL trocas de emails que revelam o quanto se curvou ao governo Bolsonaro para oferecer mais de R$ 7 bi em empréstimos consignados entre o primeiro e o segundo turnos das eleições. A surpresa: as 17 páginas vieram quase completamente cobertas por tarjas. A outra surpresa: o UOL já tinha obtido acesso às mensagens na íntegra. Depois de publicada a reportagem, o banco voltou atrás.

De Leonardo Sakamoto: "Explorar o desespero do naco mais pobre da população, oferecendo a possibilidade de trocar comida por amortização de dívida, demanda uma falta crônica de empatia por parte de quem formula, executa e lucra com a ideia".

Zema vira cabo eleitoral de Lula

Romeu Zema tentou consertar o estrago causado por sua língua e, claro, botou a culpa em suposta "distorção" de sua fala sugerindo a união dos estados do Sul e Sudeste contra os do Nordeste. Difícil distorcer uma entrevista apresentada num formato de perguntas e respostas, mas talvez cole.

Reinaldo Azevedo comenta se houve deturpação das palavras de Zema e aproveita para avaliá-las aqui. Josias de Souza acha que a entrevista revela "mistura de miolo mole com um bolsonarismo duro de roer. Zema ainda não notou. Mas troca a pretensão ao posto de presidenciável de uma direita hipoteticamente moderada pela posição de cabo eleitoral da esquerda. Com mais de três anos de antecedência, Lula ganhou um reforço inesperado para sua campanha à reeleição".

Matheus Pichonelli qualifica assim o estrategista político da direita mineira: "jênio".

Continua após a publicidade

Outros olhares

Luciana Bugni: Eterna Cassandra de Aracy ainda faz rir enquanto a gente perde 'todo mundo'. Leia mais

Milton Neves: Neymar quer sair do PSG: que novidade... E quem vai querer contratá-lo? Leia mais

Chico Barney: Doação 'humilde' de Luciano Huck é um bom exemplo. Leia mais

PVC: Brasileirão terá Botafogo campeão ou maior virada da história. Leia mais

Continua após a publicidade

Alicia Klein: Flamengo goleado e outros tropeços: qual a razão dos apagões no Brasileirão. Leia mais

Jamil Chade: Brasil e países tropicais se unem para confrontar agenda climática de ricos. Leia mais

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes