Explosão de bomba mata 31 em cidade iraquiana
KIRKUK, Iraque, 12 Jul (Reuters) - Um ataque a bomba contra uma casa de chá na cidade iraquiana etnicamente mista de Kirkuk matou pelo menos 31 pessoas nesta sexta-feira, disseram médicos e a polícia.
A explosão destruiu a loja de chá, onde as pessoas se reuniam depois de quebrar o jejum durante o mês sagrado muçulmano do Ramadã, em Kirkuk, 250 quilômetros ao norte da capital Bagdá.
A violência faz parte de uma campanha sustentada de ataques de militantes desde o início do ano, o que aumentou o alerta para ataques no país onde curdos, xiitas e sunitas ainda têm de encontrar um compromisso estável de partilha de poder.
"Eu deixei o café para ir à minha loja em frente. Quando a explosão aconteceu, o vidro da minha loja quebrou e me feri com os fragmentos. Corri para o local ... alguns corpos foram desmembrados", disse Mohammed, uma testemunha da explosão.
Kirkuk é rica em petróleo e está na linha de frente de uma disputa entre o governo central liderado pelos xiitas em Bagdá e os curdos que querem a cidade para ser incorporado à sua região autônoma no norte do país.
Ninguém reivindicou imediatamente a responsabilidade pelo ataque, mas os insurgentes têm recuperado a força nos últimos meses, recrutando a minoria sunita do país que se ressente da dominação xiita desde a invasão liderada pelos Estados Unidos em 2003.
Pelo menos 761 pessoas foram mortas em ataques de militantes em todo o Iraque em junho, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), ainda bem abaixo do auge do derramamento de sangue pelos conflitos sectários em 2006/07, quando o número de mortos, por vezes, ultrapassou 3 mil por mês.
Na quinta-feira, pelo menos 44 pessoas foram mortas em ataques a bomba e armas no Iraque durante a noite.
O número de mortos aumentou para 66 mais tarde, e a explosão de um carro-bomba em uma mesquita xiita de Dujail, 50 quilômetros ao norte de Bagdá, durante a noite elevou o número de mortos para 76, informou a polícia.
(Reportagem de Mustafa Mahmoud)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.