Topo

Casamento entre homossexuais vai ser legalizado na Inglaterra

16/07/2013 20h56

LONDRES, 16 Jul (Reuters) - O casamento homossexual vai ser legalizado na Inglaterra e no País de Gales depois que o Parlamento britânico aprovou nesta terça-feira as últimas alterações em um projeto de lei que tinha o apoio do primeiro-ministro David Cameron, mas que dividiu o seu Partido Conservador.

Alguns parlamentares conservadores já haviam votado duas vezes contra o projeto, que teve o apoio do Partido Trabalhista e dos Liberal-Democratas, os dois outros grandes partidos nacionais.

Após um debate de duas horas na Câmara dos Comuns, o projeto foi aprovado, e agora precisa apenas passar pela sanção da rainha Elizabeth, uma mera formalidade.

"O título desse projeto deveria ser 'Casamento', mas seu tecido tem a ver com liberdade e respeito", disse a secretária de Cultura, Maria Miller, acrescentando que os tradicionalistas não devem sentir que seu conceito de casamento foi abalado.

"A liberdade para se casar, independentemente da sexualidade ou gênero, mas também a liberdade de acreditar que o casamento deveria ser de um homem e uma mulher, não deveria ser marginalizada", disse ela.

Os casais gays já podem selar "parcerias civis", conferindo os mesmos direitos jurídicos de um casamento, mas ativistas dizem que a distinção dá a impressão de que a sociedade considera os relacionamentos homossexuais como inferiores.

(Reportagem de William James)