Grécia recupera corpos de crianças e bebê imigrantes na costa de Lesbos
ATENAS (Reuters) - Um bebê, duas crianças e uma mulher se afogaram nesta quinta-feira depois que o barco de madeira em que estavam e uma embarcação da guarda costeira se chocaram durante uma missão de resgate de imigrantes na costa da ilha de Lesbos, informou a Guarda Costeira grega.
O barco, que a Guarda Costeira afirmou ser antigo, naufragou após a colisão e 31 pessoas foram resgatadas. A corporação não forneceu mais detalhes sobre o incidente ou a nacionalidade das vítimas.
Milhares de refugiados – a maioria da Síria, do Afeganistão e do Iraque – se arriscam em travessias diárias do Mar Egeu partindo da vizinha Turquia, uma jornada marítima curta mas perigosa e muitas vezes feita com mar agitado devido ao mau tempo.
Quase 400 mil pessoas chegaram à Grécia este ano, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), sobrepujando a capacidade do governo, já mergulhado em uma crise, para lidar com o dilema.
Na quarta-feira, uma mulher e duas crianças imigrantes se afogaram quando um barco que levava cerca de duas dúzias de pessoas virou na costa de Lesbos, afirmou a guarda costeira.
Na terça-feira, a Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados Membros da União Europeia (Frontex, na sigla em inglês) declarou que 710 mil imigrantes entraram na UE até agora em 2015 sem os documentos apropriados ou por meio de pontos de travessia ilegais. A maioria logo seguiu para norte, rumo à Alemanha.
Os líderes europeus estão reunidos em Bruxelas nesta quinta-feira para decidir como tratar da pior crise imigratória do continente desde a Segunda Guerra Mundial.
(Por Renee Maltezou)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.