Topo

Atividade empresarial da zona do euro tem em outubro nível mais alto do ano, mostra PMI

24/10/2016 07h12

Por Jonathan Cable

LONDRES (Reuters) - A atividade empresarial na zona do euro expandiu em outubro ao ritmo mais rápido neste ano, mesmo com as empresas elevando os preços da forma mais acentuada em mais de cinco anos, mostrou nesta segunda-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).

O PMI Composto preliminar do IHS Markit, considerado bom indicador do crescimento, saltou para 53,7 de 52,6 em setembro. Foi a leitura mais alta desde dezembro e ficou bem acima da marca de 50 que indica crescimento.

"É um cenário encorajador. Há vários sinais aqui de que este número continuará melhorando já que vários dos subíndices estão cimentando um cenário de números melhores do PMI à frente", disse o economista-chefe do IHS Markit, Chris Williamson.

O dominante setor de serviços do bloco apresentou desempenho muito melhor do que o esperado. O PMI do setor chegou à máxima de nove meses de 53,5, contra 52,2 em setembro e acima de todas as expectativas em pesquisa da Reuters.

A indústria seguiu a mesma tendência. O PMI de indústria chegou à máxima de 30 meses de 53,3, acima da expectativa e dos 52,6 de setembro.