COI diz que programa antidoping da Rio 2016 foi um sucesso apesar de problemas
Por Karolos Grohmann
BERLIM (Reuters) - O programa antidoping dos Jogos Rio 2016 foi um sucesso apesar da falta de profissionais treinados e de recursos, afirmou o Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta sexta-feira, após um relatório da Agência Mundial Antidoping (Wada) apontar "falhas sérias" no processo.
O doping era uma das principais preocupações antes do início dos Jogos em agosto, após dezenas de atletas russos serem banidos por revelações de um sistema de doping patrocinado pelo Estado na Rússia.
O COI informou que o programa geral teve sucesso, apesar da falta de profissionais treinados e testes inadequados, destacados no relatório de observadores internacionais da Wada.
"O programa antidoping no Rio de Janeiro teve que superar alguns desafios também, como a falta de recursos e voluntários/profissionais treinados", informou o COI em comunicado.
"Isto foi administrado com sucesso graças à dedicação e expertise de funcionários e voluntários internacionais da Rio 2016", afirmou.
O relatório de 55 páginas da Wada indicou na quinta-feira que diversos atletas foram classificados como "simplesmente não pôde ser encontrado", enquanto houve "nenhum ou poucos testes de amostras de sangue durante a competição em esportes de alto risco" nos Jogos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.