Topo

Delphi e Mobileye usarão chip da Intel para sistema de carros autônomos

29/11/2016 16h21

(Reuters) - A fabricante de autopeças Delphi Automotive e a empresa de tecnologia israelense Mobileye colocarão um chip da Intel no centro de seu esforço conjunto para produzirem veículos autônomos até 2019, informaram as empresas nesta terça-feira.

A decisão é um impulso para a maior fabricante de semicondutores do mundo, que também está trabalhando com a montadora alemã BMW e com a Mobileye na tecnologia de condução autônoma, mas não conseguiu estender seu domínio mais amplo de chips de computadores para o emergente mercado de veículos autônomos.

Empresas desde Alphabet, controladora do Google, a Uber Technologies e Tesla Motors estão competindo para colocar veículos autônomos em estradas dos Estados Unidos, o que poderia reformular radicalmente o transporte em todo o país.

A Intel fornecerá um "sistema em chip" para sistemas de veículos autônomos que a Delphi e a Mobileye estão desenvolvendo em conjunto, disse à Reuters o vice-presidente de engenharia da Delphi, Glen De Vos.

A Delphi, sediada no Reino Unido, está conversando com fabricantes de automóveis estabelecidas e empresas novas ou de nicho, como fabricantes de veículos comerciais, interessadas ​​em automação de veículos, disse De Vos.

O sistema que a Delphi e a Mobileye estão desenvolvendo provavelmente chegará ao mercado primeiro em um veículo comercial que opera em uma área limitada, como um ônibus de aeroporto ou um serviço de transporte urbano, disse DeVos.

A Delphi está testando a tecnologia de condução autônoma em veículos em Cingapura. Até o final deste ano, a Delphi espera escolher uma cidade nos Estados Unidos para lançar uma frota de carros autônomos de testes durante 2017, disse De Vos. A empresa também está procurando um local de teste em uma cidade europeia.

"Estamos de olho em Pittsburgh e Boston e algumas outras", disse De Vos. Pittsburgh é onde a empresa de serviços de transportes urbanos Uber está testando seus próprios veículos autônomos.

Delphi e Mobileye vão apresentar uma demonstração de seu sistema autônomo na Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, em janeiro, disse De Vos. Esse sistema usará tecnologia de imagem a laser, ou LIDAR, que é muito cara para uso em veículos de passeio, disse ele.

(Por Joseph White)