Topo

Vazamento expõe dados de investigações da Europol sobre terrorismo, diz TV

30/11/2016 07h50

AMSTERDÃ (Reuters) - Informações de diversas investigações internacionais sobre grupos terroristas compiladas pela agência de polícia da Europa, a Europol, foram deixadas acidentalmente abertas na internet sem qualquer senha, relatou nesta quarta-feira um programa de TV holandês.

A Europol espera que organizações policiais de países da União Europeia cooperem. Um porta-voz disse que a agência preparava uma resposta. O programa de TV Zembla relatou que o diretor adjunto da Europol, Wil van Gemert, tinha conhecimento do incidente.

De acordo com o programa, o vazamento de dados foi causado por um ex-funcionário que levou dossiês para casa, contra regras da Europol, e colocou os dados em um disco rígido conectado à internet, sem perceber que eles estavam acessíveis para qualquer pessoa.

O programa não publicou o dossiê, que disse conter informações sobre 54 investigações policiais diferentes, incluindo nomes e números de telefone de suspeitos.

Van Gemer disse, segundo o programa, que aparentemente o dossiê não foi visto por ninguém além de pesquisadores do Zembla, mas não descarta a hipótese.

(Reportagem de Toby Sterling)