Topo

Conselho de Segurança da ONU votará nesta 6ª sobre fim de assentamentos israelenses

23/12/2016 13h35

Por Michelle Nichols

NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - O Conselho de Segurança das Nações Unidas votará nesta sexta-feira uma resolução que pede o fim de assentamentos israelenses após quatro membros do conselho apresentarem novamente a medida, um dia após o Egito se retirar por pressão de Israel e do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.

Nova Zelândia, Malásia, Venezuela e Senegal, patrocinadores do projeto de resolução, pediram a votação, que segundo diplomatas deve acontecer às 18h, horário de Brasília.

O Conselho de 15 membros deveria ter votado na quinta-feira e autoridades ocidentais disseram que os EUA tinham intenção de permitir que o projeto fosse adotado, em uma grande reversão da prática norte-americana de proteção a Israel.

Nova Zelândia, Malásia, Venezuela e Senegal disseram ao Egito na noite de quinta-feira que caso o Cairo não esclarecesse sua posição, então eles tinham o direito de "proceder para colocar em votação o mais rápido possível".

O Egito, membro do Conselho de Segurança, então se retirou oficialmente do projeto, que havia trabalhado com palestinos, permitindo que os quatro países pedissem a votação, segundo diplomatas.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Nentanyahu, e Trump pediram que os Estados Unidos vetassem o projeto de resolução.