Presidente do Peru propõe dragar reservatório para extrair ouro
LIMA (Reuters) - O presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, propôs dragar um reservatório numa região seca no norte do país para extrair o que ele descreveu como “muito mais ouro” do que há na maior mina de ouro do país, de acordo com entrevista a jornal local.
Kuczynski disse que Poechos, o maior reservatório peruano e uma fonte importante de água para o consumo das pessoas e de fazendas na região de Piura, pode ter uma grama de ouro por metro cúbico em 580 milhões de metros cúbicos de sedimentos.
"Isso tem que ser dragado”, disse o presidente numa entrevista gravada em vídeo ao jornal financeiro Gestión.
"Há mais ouro do que em Yanacocha, muito mais”, acrescentou ele em referência ao local que a Newmont Mining e a Buenaventura exploram há mais de duas décadas.
Sedimentos do Chira, rio próximo que alimenta Poechos, têm reduzido a capacidade do reservatório, levando fazendeiros a exigir que as margens sejam elevadas.
Kuczynski disse que os sedimentos poderiam ser retirados de Poechos por cinco ou seis anos para extrair o ouro e depois eles poderiam ser deixados para acumular de novo por 20 anos, um processo que, segundo ele, criaria “a única mina renovável do mundo”.
(Reportagem de Mitra Taj)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.