Topo

Chuva beneficia safra de soja 2016/17 do Rio Grande do Sul, diz Emater

29/12/2016 19h51

SÃO PAULO (Reuters) - A safra de soja 2016/17 no Rio Grande do Sul foi beneficiada por chuvas recentes, que mesmo irregulares ajudaram as lavouras, disse nesta quinta-feira a Emater/RS, órgão de assistência técnica do governo do Estado.

Segundo boletim conjuntural do órgão, as lavouras de soja do Estado estão em fase de desenvolvimento vegetativo, com algumas áreas específicas já em início da floração, por terem sido semeadas precocemente em outubro.

"O stand de lavouras é bom, beneficiadas pelas chuvas, mesmo que irregulares, com calor e luminosidade. Em algumas regiões, durante a semana anterior, as plantas apresentavam sintomas de murchamento, com folhas viradas nos locais com falta de precipitação; mas com o retorno das chuvas, a cultura voltou a apresentar bom desenvolvimento", informou o Emater.

MILHO

Já as lavouras de milho do Rio Grande do Sul apresentam diferentes estágios-- desenvolvimento vegetativo, floração e enchimento de grãos, com um bom padrão geral, segundo o boletim divulgado nesta quinta-feira.

No região do Planalto Médio, estima-se rendimento entre 8 toneladas e 9 toneladas por hectare, disse o Emater.

O órgão ressaltou que as chuvas recentes também ajudaram as lavouras de milho do Estado, especialmente na região Noroeste, onde produtores estavam preocupados com folhas retorcidas nas espigas em formação, causadas pelo tempo seco, o que pode impactar negativamente o tamanho e peso do grão de milho.

"As lavouras que apresentavam sintomas de murchamento foram imediatamente colhidas para silagem e apresentaram boa produção de massa. As chuvas foram importantes também para a realização da adubação de cobertura nas lavouras implantadas mais tardiamente", complementou o Emater.

O órgão comentou ainda que as importações de milho do Brasil perderam força diante da entrada da safra americana no mercado, e que o país segue importando o cereal de Paraguai e Argentina.

(Por Laís Martins)