Preços caem após alta inesperada em estoques dos EUA

NOVA YORK (Reuters) - Os contratos futuros do petróleo caíram nesta quinta-feira após uma alta inesperada nos estoques de petróleo dos Estados Unidos reverter um avanço que havia levado os preços de referência da commodity para máximas desde julho do ano passado.

Os estoques de petróleo dos EUA surpreenderam com uma segunda semana consecutiva de alta, mostraram dados da Administração de Informações de Energia dos EUA (AIE), ganhando 614 mil barris na última semana, ante expectativas de analistas de queda de 2,1 milhões de barris.

No centro de entregas de Cushing, no Oklahoma, os estoques subiram em 172 mil barris, disse a AIE.

O petróleo dos Estados Unidos fechou em queda de 0,29 dólar, ou 0,5 por cento, a 53,77 dólares por barril, enquanto o Brent caiu 0,08 dólar, ou 0,1 por cento, a 56,14 dólares por barril.

Os volumes negociados foram baixos, com muitos investidores fora devido aos feriados de fim de ano. Os primeiros contratos futuros nos EUA de derivados e gasolina expiram na sexta-feira, o que pode impactar os preços, observaram analistas.

"Os mercados de petróleo estão mistos, com baixo volume de negociações em meio a uma espera geral por notícias frescas sobre fundamentos que possam tirar os preços de suas faixas estabelecidas", disse Tim Evans, especialista em futuros de energia na Citi Futures, em nota.

(Por Catherine Ngai; reportagem adicional de Christopher Johnson e Mark Tay)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos