Produção argentina de óleo de soja cresce 8,5% de janeiro a novembro ante 2015

BUENOS AIRES (Reuters) - A produção de óleo de soja da Argentina subiu 8,5 por cento de janeiro a novembro, ante mesmo período no ano passado, para 8,01 milhões de toneladas, devido a um crescimento no volume da oleaginosa processada, disse nesta quinta-feira o Ministério da Agricultura.

A Argentina é o principal exportador mundial de óleo e farelo de soja e o terceiro maior fornecedor global do grão antes do processamento.

"O aumento é consequência das maiores moagens da soja.. ao se industrializar 41.089.553 toneladas de soja" nos primeiros onze meses do ano, o que representa uma alta anual de 7,23 por cento, disse o ministério em comunicado.

O governo sinalizou que entre janeiro e outubro o valor das exportações argentinas de óleo de soja subiu para cerca de 3 bilhões de dólares.

O volume de soja comercializado na Argentina cresceu em 2016 após o presidente Mauricio Macri ter eliminado os impostos sobre as exportações de soja e seus derivados após assumir o cargo, em dezembro do ano passado.

(Por Maximilian Heath)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos