Topo

Presidente de associação de juízes diz que investigação da morte de Teori é "imprescindível"

19/01/2017 21h01

SÃO PAULO (Reuters) - É imprescindível a investigação do acidente aéreo que matou o ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), devido às circunstâncias em que se deu a queda do avião em que estava o magistrado, disse o presidente da Associação dos Juízes Federais (Ajufe), Roberto Veloso.

“Os juízes federais brasileiros estão consternados com a prematura morte do ministro Teori Zavascki. O Supremo Tribunal Federal e o Brasil perdem um magistrado culto, sério, honesto e cumpridor de seus deveres", disse Veloso.

O ministro morreu nesta quinta-feira em um acidente aéreo perto de Paraty, no litoral do Estado do Rio de Janeiro.

"Diante das altas responsabilidades a ele atribuídas, em especial a condução dos processos da Lava Jato no STF, é imprescindível a investigação das circunstâncias nas quais ocorreu a queda do avião em que viajava”, acrescentou.

Teori deveria decidir em fevereiro, com a volta do recesso do Judiciário, se homologaria ou não os acordos de delação premiada com 77 executivos da Odebrecht. As revelações dos executivos da empreiteira são apontadas como com potencial explosivo para políticos que foram citados em trechos vazados de alguns desses acordos.

Com a morte de Teori, de 68 anos, o presidente Michel Temer indicará um novo nome para ocupar uma cadeira no Supremo, que terá de ser aprovado pelo Senado.

Ainda há incerteza sobre como ficará a relatoria da Lava Jato e a homologação dos acordos de delação premiada da Odebrecht com a morte de Teori.

(Por Eduardo Simões)