Topo

Governo oficializa mudança no cálculo do preço spot da energia a partir de maio

09/02/2017 09h57

SÃO PAULO (Reuters) - O governo oficializou nesta quinta-feira uma mudança na metodologia de cálculo do preço spot da energia elétrica que deverá entrar em vigor a partir de maio, de acordo com portaria do Ministério de Minas e Energia publicada no Diário Oficial da União com os detalhes técnicos da nova fórmula.

Os preços spot, ou Preços de Liquidação das Diferenças (PLD), são utilizados no mercado de curto prazo de eletricidade, mas também influenciam os preços para contratos de fornecimento de energia no mercado livre, em que grandes consumidores negociam contratos diretamente com geradores e comercializadoras.

De acordo com a portaria, os novos parâmetros de aversão a risco dos modelos computacionais que calculam o PLD terão efeito a partir da primeira semana operativa de maio.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deverá tomar as providências para cumprir o cronograma.

A portaria também afirma que, para o planejamento da expansão do setor elétrico, os novos parâmetros de aversão a risco passam a ser adotados imediatamente.

Acesse a íntegra do texto no Diário Oficial da União: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=09/02/2017&jornal=1&pagina=68&totalArquivos=128

(Por Luciano Costa)