Topo

Montadora alemã Daimler focará em Smart elétrico nos EUA e Canadá

14/02/2017 15h50

Por David Shepardson

WASHINGTON e FRANKFURT (Reuters) - A Daimler vai interromper a venda de carros Smart com motor a combustão nos Estados Unidos e no Canadá para focar a marca em veículos elétricos nos dois mercados, informou a empresa na noite de segunda-feira.

Em carta enviada a concessionárias e vista pela Reuters, o chefe da Mercedes-Benz USA, Dietmar Exler, afirmou que a venda de carros Smart com motor a gasolina acabaria quando terminar o modelo 2017, neste outono (do hemisfério Norte).

"Desenvolvimentos dentro do segmento de micro carros apresentam alguns desafios para o atual portfólio de produto Smart", escreveu Exler. "Um foco dedicado em veículos elétricos nos Estados Unidos e Canadá é o passo lógico para apoiar o futuro sustentável e com zero emissões", acrescentou.

A fabricante alemã venderá versões movidas a bateria do Smart Fortwo e Fortwo conversível nos EUA e Canadá. A mudança não se aplica a outros mercados fora da América do Norte, de acordo com a Daimler.

A decisão foi inicialmente noticiada pelo jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung.

A Mercedes-Benz USA vendeu 6.211 carros da marca Smart no ano passado, volume 16 por cento menor ante 2015, já que os preços da gasolina nos EUA continuaram baixos. Globalmente, foram negociados 144.479 automóveis Smart.