Juros cairão responsavelmente com queda da inflação, diz Temer

SÃO PAULO (Reuters) - Os juros continuarão a cair de forma responsável com a queda que vem sendo registrada na inflação, disse nesta segunda-feira o presidente Michel Temer durante lançamento de plano de desburocratização agrícola em São Paulo.

"Neste mês de janeiro, nós tivemos 0,38 por cento, a menor inflação dos últimos 20 anos", disse Temer. "De igual maneira, evidentemente, os juros vão caindo também responsavelmente, porque é importante que os juros reais sejam incentivadores do investimento."

O Banco Central iniciou um ciclo de redução do juro básico do país em outubro, tendo cortado 1,25 ponto percentual desde então, para 13,0 por cento ao ano. A expectativa do mercado para a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) desta semana é de um corte de 0,75 ponto percentual e que o juro básico encerre o ano a 9,50 por cento.

Em discurso nesta manhã, Temer fez a avaliação de que a confiança na economia está sendo restabelecida e reconheceu que as discussões em torno da reforma da Previdência, enviada pelo governo ao Congresso, serão intensas.

"Eu reconheço, algumas discussões serão mais intensas na reforma da Previdência. Mas ela parte de um dado fundamental: ou você reforma a Previdência hoje, ou daqui a 10 anos, quando você for bater às portas do governo, não tem dinheiro para pagar, como já está acontecendo em alguns Estados brasileiros", comentou.

Temer também disse que o próximo passo do Executivo é encaminhar uma proposta de simplificação tributária e sinalizou com a possibilidade de ajudar o Legislativo com a reforma política.

"Hoje me atrevo a dizer aqui, o passo seguinte que nós temos que dar (na agenda das reformas), em favor da agricultura, em favor da indústria, em favor do comércio, é a simplificação tributária, porque ninguém suporta mais o que está acontecendo em matéria tributária no país", disse o presidente.

(Reportagem de Gustavo Bonato)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos