Petição que solicita referendo sobre Olimpíada na Hungria pode inviabilizar evento, diz organizador
BUDAPESTE (Reuters) - A capital da Hungria provavelmente perdeu sua chance de organizar a Olimpíada de 2024, disse o chefe da candidatura húngara a uma rádio local no final de domingo, depois que um movimento político incipiente coletou 250 mil assinaturas para exigir um referendo sobre a proposta.
Budapeste era considerada uma zebra perto das potências Los Angeles e Paris, mas a cidade do leste europeu vinha depositando grandes esperanças em um conceito mais enxuto do Comitê Olímpico Internacional (COI) para os Jogos, conhecido como Agenda 2020.
Um acordo político em apoio à candidatura chegou a incluir a maioria dos partidos, o governo e o parlamento, que aprovou a proposta em uma votação em 2015. Essa unidade ampla evaporou quando o novo movimento político, chamado Momentum, capitalizou o descontentamento popular.
O prefeito de Budapeste, István Tarlós, indicou que pode sair da disputa para 2024, mas rejeitou a responsabilidade de ter permitido que a candidatura fracassasse, dizendo que sempre se tratou de uma questão de interesse nacional para a Hungria.
Balazs Furjes, comissário do governo para projetos especiais e principal responsável pela proposta para 2024, disse à Inforadio no domingo que não vê possibilidade para os Jogos da Hungria de 2024.
"O prefeito está certo, o assunto é de todos nós", afirmou. "A família olímpica húngara, a capital, o parlamento e o governo tomaram decisões unificadas. Agora vejo que a causa naufragou, embora um sonho húngaro de 120 anos tivesse uma chance palpável de se concretizar."
(Por Marton Dunai)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.