Topo

China foca em estabilidade econômica antes do Congresso do Partido neste ano, diz Xinhua

21/02/2017 10h38

PEQUIM (Reuters) - A China tem que manter um desenvolvimento econômico estável e harmonia social neste ano conforme o país e o Partido Comunista buscam assegurar um congresso bem-sucedido, segundo a mídia estatal, citando uma declaração depois de reunião do partido nesta terça-feira.

Para cumprir as metas econômicas neste ano, a China deve estabilizar e melhorar as políticas macroeconômicas, mantendo uma política fiscal proativa e uma política monetária prudente, segundo a agência de notícias Xinhua, citando uma reunião do Politburo presidida pelo presidente Xi Jinping.

Líderes disseram em dezembro que a política monetária será mantida "prudente e neutra" em 2017, conforme buscam uma trajetória de crescimento estável e saudável.

"Temos que expandir proativamente a abertura para criar novas vantagens na cooperação e concorrência internacionais", disseram pessoas presentes à reunião segundo a Xinhua.

A economia da China cresceu 6,7 por cento no ano passado, uma das taxas mais rápidas do mundo, mas enfrenta riscos provenientes da alta da dívida e de crescentes bolhas de ativos, o que os líderes têm prometido tratar neste ano.

(Por Elias Glenn)